Galeria de Imagens



CADEIA /LAVRAS MG

Demolição da cadeia velha: 1975. Arquivo: Renato Libeck

 TEATRO MUNICIPAL
Bonde: Rua Santana, em frente ao Teatro Municipal.Final da década de 1960. Foto: Col. Renato Libeck

CASA DA CULTURA....Primórdios......


Rua 15 de Novembro( 1915), rua arborizada com a espécie Grevilha. Visualiza-se também o trilho do Bonde.
 Hoje Rua Santana.
Casa da Cultura, lavrenses na sacada do prédio.
Foto: Coletânea Renato Libeck


                                           Obra a Nanquin do saudoso artista "Carlos Frederico Hermeto" Bueno
                             (13/11/1999) 
FUNDOS DA CASA DA CULTURA ( ANTIGA SEDE DA PREFEITURA)

CASA DA CULTURA

O estilo Barroco chega no Brasil no século VXIII, 100 anos depois de seu surgimento na Europa e permanece aproximadamente até meados do século XIX. Em território brasiliense o barroco sofre influências portuguesas, francesas, italianas e espanholas. Mestres portugueses por hora se uniam aos filhos de europeus nascidos no Brasil e seus descendentes caboclos e mulatos para realizar algumas belas obras do barroco brasileiro. O movimento barroco no Brasil tem seu ápice artístico a partir de 1760 com a variação do rococó do barroco mineiro.
Bela arquitetura Barroca, edificada no ano de 1849, está localizada na Rua Sant’Anna, região nobre do município de Lavras. O casarão foi adquirido pelo município em 12 de março de 1907, por compra feita aos herdeiros do Alferes Francisco Alves de Azevedo, filho do Capitão Silvestre Alves de Azevedo e neto do Sargento-mor João de Deus Alves de Azevedo, para ali serem instalados os serviços públicos da cidade de Lavras. Figura entre um dos moradores ilustres deste casarão, na segunda metade do século XIX o Dr. José Jorge da Silva, pai do Ilustre médico Dr. Augusto Silva. Em 1908, foram instalados nesse edifício a Prefeitura Municipal de Lavras e o Fórum da Comarca de Lavras, cuja inauguração efetuou-se em 24 de fevereiro de 1909, pelo Juiz de Direito da Comarca de Lavras, Dr. Alberto Gomes Ribeiro da Luz e o “Agente Executivo” (denominação dada ao cargo de prefeito) Cel. Pedro Salles.
No início da década de 1980, na administração do Sr. Maurício de Pádua, os serviços públicos municipais foram transferidos para a nova sede da Prefeitura Municipal, inaugurada em 13 de outubro de 1981 e o edifício da Rua Sant’Anna foi transformado em Casa da Cultura- Sílvio do Amaral Moreira. Durante alguns anos abrigou a Biblioteca Pública Municipal, e apoiou também alguns órgãos da comunidade como a Junta Militar, a Secretaria da Educação dentre outros. No ano de 1997 a Casa da Cultura passou por uma revitalização sendo reinaugurada pelo Prefeito João Batista Soares. Outras reformas foram realizadas em administrações posteriores.
Hoje este espaço cultural abriga diversas atividades tais como: a Escola de Música (EMLAVRAS); Meninas Cantoras de Lavras; bazar de  artesanatos e também a Secretaria da Cultura e Conselho Municipal do Patrimônio de Lavras.




ANTIGA PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS ( Frente para a Rua Santana)
Arquivo: Coletânea Renato Libeck
Casa da Cultura "SILVIO DO AMARAL MOREIRA" ( Frente: Rua Sant'Ana; Lateral: Rua Desembargador Alberto Luz). Foto: 1985
 Obra a Nanquin do saudoso artista "Carlos Frederico Hermeto Bueno" (1985). Arquivo pessoal: Mariza Bueno, filha do artista.

'
Casa da Cultura "SILVIO DO AMARAL MOREIRA" ( Frente: Rua Sant'Ana; Lateral: Rua Desembargador Alberto Luz).
Foto: 2016


Detalhe da obra do artista Carlos Frederico Hermeto Bueno ; Arquivo pessoal: Mariza Bueno

Detalhes da sacada da Casa da Cultura



Escola Carlota Kemper Brazil Mission, Charlotte Kemper Seminary , Lavras,  Ano: 1908

============



    Igreja do Rosário / Bico de Pena , de Luiz Teixeira da Silva

                                                                     ===========



0 comentários:

Postar um comentário